25/05/2023

Empossados novos integrantes do Comtur

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, conduziu na manhã desta terça-feira (23/05) o ato de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para o período 2023-2025. Também foram confirmados os nomes de Idair Moschen, da Empresa Festa Nacional da Uva, para a presidência, e Oli Paz, do MobiCaxias, para a vice-presidência. Ambos foram eleitos na última reunião da gestão passada, realizada em abril.

O Comtur é formado por 25 membros titulares e respectivos suplentes, dos quais sete representam o Município de Caxias do Sul. Os demais integram organizações empresariais, de trabalhadores, comunitárias e de ensino. A entidade, criada em 30 de novembro de 1990 e reformulada em 2014, é um órgão de cooperação governamental, com funções propositivas, fiscalizadoras e consultivas na área da atividade turística do Município.

O prefeito rendeu homenagem ao grupo que geriu a organização nos últimos dois anos, marcados pela pandemia e que foi responsável por enormes prejuízos ao setor. “A gestão que sai foi persistente, eficiente e dedicada, garantindo avanços mesmo diante das adversidades. Fica, agora, o desafio de dar continuidade ao trabalho executado”, assinalou.

Adilo Didomenico recordou a realização da Festa da Uva 2022, em plena pandemia, o que gerou movimentos contrários de setores da sociedade. “Houve até ameaças, mas era preciso resgatar o evento. No final, a decisão mostrou-se acertada, com a população aderindo à ideia, além de ter servido de exemplo para que os demais municípios promovessem suas festas tradicionais”, acrescentou.

O chefe do Executivo retomou o entendimento de que o turismo tem forte potencial de crescimento na cidade e na região, tornando-se somente necessário um trabalho coletivo. “Outras cidades tem a vocação para o turismo. Caxias já teve no passado, mas o momento é propício para que retome o protagonismo. Iniciativas, como o Aeroporto de Vila Oliva, e investimentos privados garantirão que o turismo se consolide como matriz econômica importante para a cidade”, projetou.

O secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, reforçou a importância da construção coletiva para o desenvolvimento do setor e defendeu a integração regional para o sucesso dos grandes eventos. Também citou a gestão anterior por sua capacidade de produzir importantes ações, que terão continuidade na nova. “O momento é de energia muito positiva para avançarmos nas principais demandas do setor. Precisamos trabalhar o planejamento de curto, médio e longo prazo a fim de que a recuperação seja gradual, contínua e consistente”, assinalou.

A presidente da gestão passada, Karen Sbabo, que teve Marcus Guazzelli como vice-presidente, citou o trabalho conjunto com o Sebrae na elaboração do Plano Municipal do Turismo e no planejamento das ações do Comtur. Enfatizou o retorno de Caxias do Sul ao convívio da Região Uva e Vinho e à Atuaserra, o calendário de reuniões mensais, a criação de câmaras temáticas, as alterações das leis do organismo e o atendimento de demandas, como a reabertura dos museus aos domingos. “Estes avanços nos reintegraram ao mapa do turismo brasileiro”, citou.

O novo presidente assinalou a importância de dar continuidade ao trabalho da gestão anterior, buscando apoios ao segmento, principalmente de natureza financeira, de segurança jurídica e de qualificação. “O turismo é o caminho para a retomada do crescimento. Os desafios são muitos, mas as oportunidades também. Vamos alavancar o setor por meio da integração do poder público, iniciativa privada e sociedade”, frisou Moschen.

Defendeu um trabalho forte para a atração de grandes eventos a partir da adequação dos espaços já existentes na cidade. Acredita ser possível alavancar o segmento a partir do Parque de Eventos da Festa da Uva e defendeu a criação de um Fundo Municipal para o Turismo. “Também será necessário um trabalho organizado e coletivo junto aos governos estadual e federal”, afirmou.

O ato foi prestigiado pela vereadora Tatiane Frizzo, representando o Legislativo, e pelos secretários de Governo, Flávio Cassina, e da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa.

Nova composição

Representantes do Poder Executivo Municipal

• Secretaria do Turismo: Ricardo Daneluz e Renata dos Santos da Costa
  • Secretaria da Cultura: Cristina Nora Calcagnotto e Magali Helena de Quadros