05/09/2023

Alvará turístico é instituído em Caxias do Sul

Em ato realizado nesta segunda-feira (04/09), o prefeito Adiló Didomenico assinou a lei número 8.966, instituindo o alvará turístico em Caxias do Sul. A iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo, que teve aprovação do Legislativo, é uma ferramenta de ordenamento setorial, que permitirá mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e o monitoramento da expansão da atividade para definir as melhores estratégias de fomento junto ao trade.

Todo o empreendimento com foco no turismo poderá se cadastrar no sistema, sem custo algum. Basta comprovar atuação por meio do registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo.

“É simples e sem burocracia. A equipe da Secretaria Municipal do Turismo está preparada para atender o empresário a fazer o seu cadastro e, quando necessário, elucidar dúvidas”, afirmou o secretário Ricardo Daneluz. A partir dos dados, será possível definir estratégias para a atividade e oportunizar ao empreendedor acesso aos recursos da pasta.

Daneluz salientou que Caxias do Sul segue os bons exemplos já praticados em Bento Gonçalves e Gramado. Citou que, a partir do alvará, será possível avançar para um sistema com informações em tempo real do movimento turístico na cidade, ao contrário da realidade atual em que não existem dados precisos.

O secretário estadual do Turismo, Luiz Fernando Rodrigues Jr., assinalou que o governo acredita no fortalecimento da atividade em Caxias do Sul, que era forte no passado, mas perdeu representatividade diante da expansão da indústria. “O retorno da cidade repercutirá positivamente em toda a região”, salientou. Reforçou orientação do governador Eduardo Leite de dobrar, em quatro anos, a participação atual de 5% do turismo no PIB gaúcho. Para ele, diante das iniciativas em andamento, a meta deve ser cumprida em menos tempo. “Ao lado dos prefeitos e dos promotores de eventos será possível colocar o turismo gaúcho em outro nível”, projetou.

O prefeito Adiló Didomenico reconheceu que Caxias do Sul perdeu espaço no turismo, mas que a política da atual gestão é no sentido de recuperar este terreno, propondo uma atuação coletiva na região. Para ele, é preciso trabalhar o nome Serra Gaúcha de forma a atrair os visitantes com atributos fortes, como paisagem, gastronomia, tradições e turismo de negócios. “Uma das primeiras ações foi visitar os 23 municípios da região da Serra visando a reaproximação”, recordou.

O prefeito projeta que, futuramente, será possível criar benefícios fiscais para tornar o setor ainda mais competitivo. “O turista, cada vez mais, quer conhecer e conviver com as tradições das comunidades. Uma festa de colônia, tão comum na região, com seu cardápio peculiar, rifão e música, é um atrativo que poucas cidades podem oferecer”, exemplificou.

A solenidade, realizada com o apoio e na Cantina Tonet, marcou o início de um novo projeto da Secretaria do Turismo. O Café com Turismo será realizado com periodicidade regular, de 30 a 45 dias, em espaços turísticos da cidade para reunir o trade, autoridades e convidados para um encontro pautado por debates e confraternização. “O objetivo é que todos caminhem na mesma direção, visando criar as condições para que o turismo retome sua representação na economia local”, expôs Daneluz. A próxima edição deve ocorrer durante a Semana do Turismo, em setembro.

O encontro reuniu perto de 100 pessoas, dentre convidados e representantes de empresas e entidades do turismo. A Câmara de Vereadores foi representada pelo presidente Zé Dambrós e pelas vereadoras Marisol Santos e Tatiane Frizzo. Também estiveram presentes os secretários municipais Giovani Fontana, do Urbanismo; Flávio Cassina, de Governo; e Paulo Roberto Rosa da Silva, da Segurança Pública e Proteção Social; e o diretor-presidente da Festa Nacional da Uva S/A, Odair Moschen. A rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho estavam presentes na companhia do presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva 2024, Fernando Bertotto.

*** A iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo, teve o apoio do COMTUR, Conselho Municipal do Turismo.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

04/09/2023