16/03/2020
Líderes europeus debaterão efeitos do coronavírus nesta terça-feira

Anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel

Publicado em 16/03/2020 - 08:36 Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) - Lisboa

Os chefes de estado e de governo da União Europeia (UE) vão voltar a reunir-se, por videoconferência, nesta terça-feira (17) para discutir a resposta ao surto de Covid-19, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

"Decidi convocar uma videoconferência com os membros do Conselho Europeu para dar seguimento às ações a nível do conselho relativamente ao Covid-19", disse Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.

O presidente do Conselho Europeu acrescentou que "conter a propagação do vírus, fornecer equipamento médico, impulsionar a investigação e limitar as consequências econômicas" são algumas das chaves na resposta da UE a esta crise de saúde pública.

Hoje, realiza-se, por videoconferência, uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), alargada aos países que não têm a moeda única, centrada na resposta econômica ao surto, que ameaça mergulhar a Europa na recessão, e também dos ministros do Interior e da Saúde dos 27 países, mais focada na gestão das fronteiras.

O novo coronavírus - responsável pela pandemia de Covid-19, detectado em dezembro passado na China, já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o epicentro da pandemia deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no domingo 368 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando para mais de 1.800 o número de óbitos no país.

O número de infectados a nível mundial ronda as 170 mil pessoas, com casos registrados em pelo menos 148 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infectados, mais de 77 mil se recuperaram.

Fonte: Agência Brasil

16/03/2020