14/01/2020
Jandira Feghali: “a Casa da Moeda é nossa! Não a privatização!”

A parlamentar comunista garantiu que vai acompanhar os desdobramentos da manifestação e lutar contra a privatização da empresa pública.

Publicado 13/01/2020 19:32 | Editado 13/01/2020 19:45

Deputada do PCdoB fez a defesa da Casa da Moeda l Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se manifestou na redes sociais em apoio aos trabalhadores da Casa da Moeda. Eles fizeram uma grande mobilização na última sexta-feira (10) e ocuparam a sede da instituição no Rio de Janeiro. A empresa pública faz parte do pacote de privatização do ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes. Os empregados se manifestam contra o sucateamento e a perda de direitos.

“Nosso mandato acompanhará a luta e os desdobramentos. A Casa da Moeda é nossa! Não a privatização!”, publicou Jandira.

Revolta

O estopim para a revolta dos trabalhadores foi uma entrevista concedida pelo diretor Fábio Rito ao canal Globonews. Ele afirmou que era necessário promover cortes para “tornar a empresa competitiva”.

A usuária Gabe Delavine explicou, nas redes sociais, que os “moedeiros” vêm sofrendo com uma série de problemas, incluindo assédio moral e corte de direitos:

Gabi@gabedalavigne · 10 de jan de 2020Respondendo a @gabedalavigne

As modificações feitas em relação aos trabalhadores são comunicadas APÓS o expediente do trabalhador, para não ter possibilidade de manifestações por parte dos mesmos, por causa disso, muitos estão com medo de dormir e acordar sem mais algum direito ou até mesmo sem o emprego.

Gabi@gabedalavigne

O que estão em risco, além do emprego em si, são direitos como: plano de saúde, vale transporte, e vale alimentação.

Hoje, após uma entrevista MENTIROSA dada ao Globo News pelo Diretor Fábio Rito, os trabalhadores se revoltaram e foram se manifestar.
23019:41 – 10 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads46 pessoas estão falando sobre isso

Pelas redes sociais, Jandira informou que os trabalhadores saíram vitoriosos no meio da noite. A promessa da direção da empresa é de seguir com as negociações, inclusive do acordo trabalhista, vencido em 1º de janeiro.

Leia a íntegra dos comentários da deputada Jandira Feghali:

Jandira Feghali@jandira_feghali

Sob a ameaça de perder direitos e até mesmo o emprego, os trabalhadores da casa da moeda ocuparam a sede da instituição desde o início da tarde de ontem. +1.05612:39 – 11 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads208 pessoas estão falando sobre isso

Jandira Feghali@jandira_feghali · 11 de jan de 2020Respondendo a @jandira_feghali

A manifestação terminou no meio da noite com a promessa de que as negociações – inclusive do acordo trabalhista, vencido em 1 de janeiro – continuarão. Diretores saíram escoltados por seguranças. +

Jandira Feghali@jandira_feghali

Trabalhadores, vitoriosos, voltaram para suas casas com a certeza de ter demonstrado a união para conservar os empregos e os direitos adquiridos por lutas anteriores. Nosso mandato acompanhará a luta e os desdobramentos, a casa da moeda é nossa! Não a privatização!25912:40 – 11 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads79 pessoas estão falando sobre isso

Fonte: Portal PCdoB / Vermelho

14/02/2020