Notícias Mulher
17/02/2012
CTB-RS realiza primeira reunião do recém-fundado Coletivo de Mulheres

A sede da CTB-RS serviu como local para constituir e realizar a primeira reunião do Coletivo Estadual de Mulheres, na manhã desta quinta-feira (16). Foi bastante significativa porque estiveram reunidas representantes dos setores rurais e urbanos da CTB-RS, recepcionadas pelo presidente da entidade, Guiomar Vidor e pela Secretária de Formação, Eremi Melo.

Entre as pautas debatidas no encontro, mereceu  destaque os eventos que serão realizados por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.“Discutimos o que vamos fazer e onde estaremos presentes. Foram definidas algumas agendas, como a participação no evento da Federação dos Trabalhadores  na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), que já possui atividades marcadas. Então a CTB-RS  está sendo convidada a se integrar a elas no interior do Estado”, informou Eremi Melo.

“Outra agenda definida em nossa reunião foi uma atividade em abril, referente a saúde, tanto das trabalhadoras rurais quanto urbanas”.Segundo a Secretária de Formação, essa reunião foi importante porque as lideranças femininas da CTB-RS puderam se conhecer melhor.“Agora sabemos em que situação nos encontramos e, principalmente, o que pretendemos fazer em relação às mulheres cetebistas de nossos sindicatos filiados”.

Diante do resultado positivo do primeiro encontro entre as mulheres, ficou agendado um novo encontro do coletivo feminino para 15 de março. “Vamos definir uma grande atividade no mês de abril, quando pretendemos reunir cerca de 500 mulheres a fim de debater a situação da saúde e, principalmente, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que já é pauta das atividades da Fetag-RS no Dia Internacional da Mulher”, anunciou Eremi Melo.No dia 7, que é o Dia Mundial da Saúde, e o dia 28/4, Dia Internacional de Combate aos Acidentes de Trabalho. “No dia 26/4, faremos um grande seminário para debater essas duas questões. Posteriormente, faremos uma mobilização em Porto Alegre para debater essas questões que envolvem a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

“A CTB-RS não fica só no discurso de que somos trabalhadoras rurais e urbanas. Temos demonstrado esse entrosamento na prática, tanto que a Secretária da Mulher da CTB é Lenir Fanton, que preside o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Vanini. E essa reunião foi mais uma demonstração de que dividimos nossas tarefas. As trabalhadoras rurais se sentem valorizadas ao participarem e discutirem ativamente as agendas da CTB-RS”, concluiu Eremi Melo.

Participaram da primeira reunião do Coletivo de Mulheres da CTB-RS:Lenir Fanton, Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB-RS; Jaqueline Diesnstmann, Secretaria Geral do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom e 2ª vice-presidente da CTB-RS; Eremi Melo, Secretaria de Formação da CTB-RS; Izane Mathos, Secretaria dos Movimentos Sociais da CTB-RS; Inque Schneider – Coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Rurais da FETAG-RS; Sônia Bertuzzo – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Valentin do Sul; Juliana Dullius Wingert – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Sebastião do Caí; Azenira Lazarotto – Secretaria Geral do SINDILIMP de Caxias do Sul-RS e Diana Lúcia de Souza – Departamento Feminino do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul.

Por Emanuel Mattos – CTB-RS