INFORMAÇÕES TRABALHISTAS
HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÕES DE CONTRATO E ORIENTAÇÕES TRABALHISTAS

O atendimento abrange toda a  categoria. É realizado diariamente,  de segunda à sexta-feira, na sede  do Sindicato e nas sub-sedes  conveniadas. Os trabalhadores  recebem orientações  sobre  legislação trabalhista, inclusive  com cálculos e conferências de  salários, horas extras e adicionais.

Fornece orientações sobre dissídios coletivos, preenchimento de comunicação de acidente de trabalho quando há recusa da empresa em fazê-lo. Recebe denúncias sobre irregularidades praticadas pelas empresas, como atrasos de pagamento de salário, concessão de férias, desrespeito à jornada de trabalho, não pagamento de horas extras, entre outras, encaminhando pedidos de fiscalização ao Ministério do Trabalho quando a situação não for solucionada.
A homologação de rescisões de contrato é efetuada após rigorosa conferência. As questões que necessitam de atendimento jurídico são encaminhadas aos advogados.

AS INFORMAÇÕS ABAIXO SÃO

DE RESPONSABILIDADE DO CONTRATANTE:

DOCUMENTOS NESCESSÁRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO

Aviso prévio (uma cópia para o sindicato) ou pedido de demissão devidamente homologado pelo sindicato antecipadamente;

- Termo de rescisão de contrato de trabalho em 5 (cinco) vias;
- Carteira profissional;
- Ficha ou livro de registro de empregados;
- Requerimento do seguro desemprego, quando for o caso;
- Extrato do FGTS atualizado;
- Chave de identificação da comunicação de movimentação do trabalhador;
- Demonstrativo do trabalhador de recolhimento FGTS rescisório;
- Guia de recolhimento da multa de 50% sobre FGTS – original e cópia;
- Carta de preposto, quando a empresa se fizer representar;
- Atestado médico demissional;
-PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;

AVISO PRÉVIO INDENIZADO: A empresa tem até 10 dias para efetuar o pagamento.

AVISO PRÉVIO TRABALHADO:Pagamento deve ser realizado até o dia seguinte ao último dia do aviso prévio.

AGENDAMENTO PRÉVIO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO:
Lembramos as Empresas e Escritórios Contábeis que o agendamento deve ser prévio, observando sempre os prazos, pois a agenda será desenvolvida de acordo com a disponibilidade de horário do Sindicato.